Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Quarta - feira Santa


quarta-feira santa em alguns lugares é conhecida como quarta-feira de trevas. Nesse dia realiza-se a o ofício de trevas, que é uma cerimônia medieval da paixão de Jesus. A ação desta obra, inspirada na cerimônia do tenebrário,  que consiste em ir apagando as velas do tenebrário, até só uma, que representa Cristo.

Terça-feira Santa: O Papa pede para abrir o coração e provar a doçura do perdão de Jesus


VATICANO, 26 Mar. 13 - O Papa Francisco exortou esta manhã na homilia da Missa de Terça-feira Santa a abrir o coração e provar a doçura do perdão de Jesus, cujo amor dissipa a "noite" do pecado do ser humano.
Meditando na passagem evangélica sobre a traição de Judas, o Santo Padre exortou os presentes na Capela da Casa Santa Marta a "abrir o coração e provar a doçura do perdão". "Pensemos que belo é ser Santos, mas também é belo ser perdoados (…). Confiemos neste encontro com Jesus e na doçura de seu perdão".
O Papa Francisco recordou que Judas saiu "à noite" para levar a cabo a traição de Jesus. Essa noite em que age o discípulo que entrega a Cristo é a "noite do corrupto, uma noite definitiva, quando o coração se fecha de uma forma da qual não sabe, não quer sair de si".
Em troca, prosseguiu o Papa, a "noite do pecador" é diferente, é uma noite "provisória" que todos "conhecemos": são "tempos quando a noite chega e tudo é escuro no coração".
Depois de assinalar que desta noite se pode sair com a confissão, o Santo Padre disse que assim se pode viver a experiência de São Paulo que dizia que "sua glória era Cristo crucificado por seus pecados. Por que? Porque ele, com seus pecados encontrou Cristo crucificado que os perdoava".
A realidade do perdão, "o provar a doçura do perdão", indicou logo o Papa, é um chamado a todos "no meio da ‘noite’, das tantas noites e dos tantos pecados que cometemos, porque somos pecadores, há sempre essa carícia do Senhor que nos faz dizer ‘esta é minha glória: sou um pobre pecador, mas Tu Senhor és o meu Salvador!’"

Terça - feira Santa!


 Na Terça-Feira Santa relembramos as Sete Dores de Maria:

1ª Dor – Apresentação de meu Filho no templo
Na primeira dor o Coração de Maria foi transpassado por uma espada, quando Simeão profetizou que o Filho dela seria a salvação de muitos, mas também serviria para ruína de outros. Quando soube que uma espada lhe atravessaria a alma, desde aquele instante Maria experimentou sempre uma grande dor, mas sempre olhava para o Céu e dizia: ‘Em vós confio’.
Quem confia em Deus jamais será confundido. Em nossas penas, angústias, confiemos em Deus e jamais nos arrependeremos dessa confiança. Quando a obediência nos trouxer qualquer sacrifício, confiando em Deus, a Ele entreguemos nossas dores e apreensões, sofrendo de bom grado por amor. A virtude nesta dor é a da santa obediência.
2ª Dor – A fuga para o Egito
Quando JesusMaria e José fugiram para o Egito, foi grande dor saber que desejavam matar o seu filho, aquele que trazia a salvação! Maria não se aflige pelas dificuldades em terras longínquas; mas por ver seu filho inocente perseguido, por ser o Redentor. Ela suportou o exílio por amor e por alegria por Deus fazer dela cooperadora do mistério da salvação. No exílio Maria sofreu provocações, mas as portas do Céu futuramente abririam. Esta dor ensina a aceitar as provocações do dia-a-dia com alegria de quem sofre para agradar a Deus. Esse agir e esse procedimento chamam-se santidade. Por isso, somos convidados a aceitar os sofrimentos por amor a Deus.
3ª Dor – Perda do Menino Jesus
Maria procurou Jesus por três dias. Ela tinha consciência de que Jesus era o Messias prometido. Quando o encontrou no Templo, no meio dos doutores, ao dizer-lhe que havia deixado sua mãe três dias em aflição, ele respondeu-lhe: “Eu vim ao mundo para cuidar dos interesses de meu Pai, que está no Céu”. À esta resposta do meigo Jesus, Maria emudeceu e compreendeu que sendo o seu Filho, Homem e Deus, aquele que salva assim deveria proceder, submetendo a sua vida à vontade de Deus, que muitas vezes nos fere em proveito de nossos irmãos.
Jesus deixou Maria por três dias angustiada para proveito da salvação. Aqui devemos contemplar as mães que choram, ao verem os seus filhos generosos ouvirem o chamamento divino, aprendendo com Maria a sacrificar o seu amor natural.
4ª Dor – Doloroso encontro no caminho do Calvário
Contemplemos e vejamos se há dor semelhante à Dor de Maria Santíssima, quando encontrou-se com seu divino Filho a caminho do Calvário, carregando uma pesada cruz e insultado como se fosse um criminoso. ‘É preciso que o Filho de Deus seja esmagado para abrir as portas da mansão da paz!’
Ao encontrá-lo, Jesus fitou os olhos de Maria e a fez compreender a dor de sua alma. Não pôde dizer-lhe palavra, porém a fez compreender que era necessário que se unisse à Sua grande dor. A união da grande dor de Maria e Jesus nesse encontro tem sido a força de tantos mártires e de tantas mães aflitas!
5ª Dor – Aos pés da Cruz
No momento da crucificação de Jesus os judeus diziam: ‘Se Ele é Deus, por que não desce da cruz e se livra a si próprio?!’. Jesus precisava dar o exemplo, para que seus filhos tivessem a força de praticar uma virtude, que tanto custa aos filhos deste mundo, que têm nas veias a herança do orgulho. Depois de três horas de tormentosa agonia, Jesus morre, deixando Maria na mais negra escuridão! Sem duvidar um só instante, ela, contido, aceitou a vontade de Deus e, no seu doloroso silêncio, entregou ao Pai sua imensa dor, pedindo, como Jesus, perdão para os criminosos.
Fazer a vontade de Deus foi o conforto de Maria; saber que o Céu foi aberto para todos os filhos foi seu consolo! Porque Maria também no Calvário foi provada com o abandono de toda consolação!
6ª Dor – Uma lança atravessa o Coração de Jesus
Com a alma imersa na mais profunda dor, Maria viu Longinus transpassar o coração de seu Filho, sem poder dizer uma palavra! Derramou muitas lágrimas. A dor de ver transpassar o Coração de Jesus com a lança, conferiu a Maria o poder de introduzir, em seu amável Coração, a todos aqueles que a ele recorrerem. Sua alma e seu coração participaram dos suplícios do Salvador, conforme a vontade do Altíssimo, para reparar o pecado da primeira mulher! Jesus foi o novo Adão e Maria a nova Eva, livrando assim a humanidade do cativeiro no qual se achava presa. Logo após depositaram Jesus em seus braços, não mais cândido e belo como em Belém.
7ª Dor – Jesus é sepultado
Maria assistiu toda dor de seu filho a de suportou a própria ao ver seu Filho sendo humilhado e sepultado, sendo Ele o mesmo Deus! Por humildade, Jesus submeteu-se à própria sepultura, para depois, ressuscitar dentre os mortos!

terça-feira, 26 de março de 2013

Esta cada vez mais perto!

Ultima Jornada Mundial da juventuda em 2011, Madri ,Espanha, o público chegou a aproximadamente 2,5 milhões de pessoas:






Testemunho de quem viveu:
“Foi realmente uma experiência espetacular, sem igual, pois é incrível uma quantidade imensa de jovens movidos pelo mesmo objetivo, de línguas e costumes diferentes. Toda a diferença e dificuldade de comunicação é diminuída perante a vontade e emoção de estarmos unidos na presença do Papa celebrando a Igreja de Cristo. Vale a pena participar, pois fora a experiência cultural, mais importante ainda é a experiência e crescimento espirituais.”
Josilaine Alberton

A próxima será aqui, Rio de Janeiro - 2013, espera-se mais de 6 milhões de jovens:



Uma Nova Amiga!

                                         Temos uma nova amiga no nosso grupo de jovens:
                                                                 Beatriz!

Via sacra (25/03)

           Nesta segunda, dia 25 de Março o nosso grupo de jovens acompanhou o caminho de Jesus até o calvário, ou seja, vimos a Via Sacra, dividida em 14 estações, ela mostra cada passo do sofrimento de Jesus Cristo Nosso Senhor!
           Nesta época da Semana Santa é muito comum os grupos religiosos se reunirem para realizar a Via Sacra, rezando e comtemplando cada momento de Jesus neste caminho, e pedindo a Deus que assim como Jesus nós também possamos passar por esse momento de sofrimento e no final renascer, nos tornando pessoas renovadas em Cristo!

Via Sacra jovem homenageia Papa Francisco em São Paulo

      Cerca de 3 mil pessoas, segundo estimativa da organização, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, participaram na manhã desta sexta-feira, 22, da “Via Sacra da criança e do adolescente” que, este ano, incluiu também os jovens.
       A Via Sacra, promovida todos os anos pela Pastoral do Menor da Arquidiocese, contou com o apoio da Pastoral da Juventude (PJ) e do Setor Juventude da Arquidiocese. A coordenadora da Pastoral do Menor, Sueli Camargo, não escondeu a alegria por poder contar com a colaboração destas Pastorais e, no início da caminhada, agradeceu a todos pela colaboração.
        Na primeira estação, realizada no Pátio do Colégio, os jovens da PJ lembraram os tantos jovens que são exterminados e assassinados nas periferias da cidade: “A juventude quer viver”, salientava a faixa segurada pelos jovens. As crianças, adolescentes e jovens presentes na caminhada tiveram seus rostos pintados com uma “mão vermelha”, simbolismo do sangue dos jovens assassinados e representando o desejo de basta com todo tipo de violência.
        Ainda no Pátio do Colégio, foi feita uma homenagem ao Papa Francisco, dezenas de crianças vestidas de São Francisco subiram no palco ao som da “Oração de São Francisco” e com um cartaz que trazia o rosto do Papa e os dizeres “Papa Francisco ‘O Papa dos pobres’”.
        Logo após a primeira estação, a procissão seguiu em direção da Praça do Patriarca, onde foi lembrada a frase de Dom Luciano Mendes de Almeida, “Criança e Adolescente não são problema, mas solução”.
       A Via Sacra passou ainda pelo Largo São Francisco, onde realizou mais uma parada, e foi lembrado o   lema da Campanha da Fraternidade deste ano, "Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)".
       A última parada realizada na Praça da Sé, nas escadarias da Catedral, lembrou o sonho dos jovens e a força de transformação que eles possuem, “Corações que sonham, jovens que transformam”. Os alunos da Rede Marista fizeram apresentação teatral e dançaram a música do Padre Zezinho que tem embalado os “Bote Fé” pelo Brasil: “Nova Geração”.

segunda-feira, 25 de março de 2013

10 reais!

Não esqueçam de levar pro grupo hoje os dez reais para a nossa confraternização de Páscoa na segunda dia 01 de Abril, ok?!

Convite!

Amados irmãos!!!


Comunidade Católica Renascer convida a todos para o Curso Renascer com José e Maria que será iniciado hoje (25/03/2013) à partir das 19:00 horas, em sua sede (por trás do Requinte Buffet). O curso será ministrado todas às segundas com encerramento previsto dia 16/07 com celebração eucarística e imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Em um mundo onde os valores relativos à família encontram-se desvirtuados, temos a oportunidade, à luz da Sagrada Família de Nazaré, de refletirmos e partilharmos do que tanto nos ensina Jesus, Maria e José.

Maiores informações: 3317-5246

Semana Santa


E aê galera,
Estamos na Semana Santa, conhecida também como a Semana Maior. Nesta Semana tudo celebra o Mistério da Salvação, “Ele tomou sobre si a nossas dores, Seu sangue derramou para nos resgatar das trevas e por Suas chagas fomos sarados”. (Isaías 53 ).
Os dias são os mesmos, mas como Dom Alberto Taveira nos orientou no Retiro Popular 2013 “o coração deve estar diferente“.
Papa Francisco nos deixou uma mensagem orientando a nossa espiritualidade rumo a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amados irmãos e irmãs,
No final desta celebração, invoquemos a intercessão da Virgem Maria para que nos acompanhe na Semana Santa. Ela, que seguiu com fé o seu Filho até ao Calvário, nos ajude a caminhar atrás d’Ele, levando com serenidade e amor a sua cruz, a fim de chegarmos à alegria da Páscoa.”

Fonte:http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus/2013/03/25/semana-santa-2/

Domingo de Ramos



Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1Mateus 21:1-11Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).
Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

Vídeo da visita


domingo, 24 de março de 2013

Depois da visita!


Depois da visita no Instituto Amantino Câmara, fomos todos para a casa de Renata, Lorena e Fernanda compartilhar um pouco do que vivemos nesse instituto.E aproveitamos para nos divertir um pouco!!!


Cada um dançando no seu ritmo!

Fotos do Asilo!