Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Conheça o lema e o brasão Papal de Francisco

O Papa Francisco conservou seu emblema episcopal para o pontificado. Caracterizado pela simplicidade, o emblema azul contém os símbolos da dignidade pontifícia: a mitra colocada entre as chaves decussadas de ouro e prata, ligadas por um cordão vermelho. No alto, o emblema da Companhia de Jesus: o sol radiante e resplandecente tendo no centro o monograma de Cristo, IHS.
Na parte inferior do emblema, encontra-se a estrela e a flor de nardo. De acordo com a tradição heráldica, a estrela simboliza a Virgem Maria. Já a flor de nardo indica São José, padroeiro de toda a Igreja, conforme a iconográfica tradição hispânica. Com esses símbolos, o Papa Francisco indica sua profunda devoção a Virgem Maria e a São José.
Extraído das homilias de São Beda, o lema do pontificado de Francisco é "Miserando atque eligendo", ou seja, “olhou com misericórdia e escolheu”. A homilia, reproduzida na festa de São Mateus na liturgia das horas, tem um significado especial na vida e itinerário espiritual do Papa. Este lema acompanha o Santo Padre desde sua consagração episcopal. 

Nenhum comentário: