Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

92% dos italianos tem opinião positiva sobre o papa Francisco

Um mês após sua eleição, o papa Francisco é visto positivamente por 92% dos italianos e muito bem cotado também entre nos não católicos.

Na nova pesquisa, a sintonia dos italianos com papa Francisco cresceu mais de 10 pontos, chegando a 84%. Logicamente, o mundo católico é entusiasta com o novo Bispo de Roma chegando a 97% de aceitação, mas também entre os não católicos papa Bergoglio alcança 62% de aprovação. 

Papa Francisco é visto com próximo dos fiéis, humilde, determinado, sintonizado com os jovens, confiável, honesto, sincero, moderno, ao ponto que a opinião positiva chega a 92% entre os católicos (e 77% entre os não católicos). Graças a papa Francisco, um italiano a cada dois se declara mais próximo da Igreja e é significativo que também neste caso entre os nãocatólicos quase dois a cada 10 não católicos se sentem fascinados com a figura do novo pontífice. Mas só 11% declara que mudará seus hábitos participando mais vezes da missa. 

Porém, os católicos se dividem se a escolha e as atitudes do novo papa possam alimentar mais confiança em relação à Igreja: 45% afirma que não muda sua relação com a Igreja, enquanto 47% afirma que graças a papa Francisco tem mais confiança na Igreja. Para os 67% dos não crentes a relação com a instituição Igreja continua inalterado. 

Mas o que deverá fazer Papa Bergoglio? Que mudanças se esperam os italianos? Quais os problemas mais urgentes a serem enfrentados? Em primeiro lugar o problema da pedofilia na Igreja. Se um mês atrás o assunto era apontado por 67% dos entrevistados, agora só 60% o indicaram com prioridade. O mesmo número aponta também os escândalos relacionados com o Banco do Vaticano (o IOR), que preocupa principalmente os não crentes (76%), mas também a metade dos católicos.

As expectativas em relação a Bergoglio parecem interessar mais as relações com a sociedade do que as questões doutrinais: só 18% acredita que a crise das vocações seja um problema urgente. Aumentam, no entanto, os italianos que pedem uma reflexão séria sobre o celibato sacerdotal, atualmente são 36% contra os 18% do um mês atrás. É por isso que um italiano a cada dois espera que Papa Francisco enfrente o tema de renovação e modernização da Igreja.

Fonte:http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=596498&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DomTotalNoticias+(Dom+Total+-+O+seu+site+especializado+em+Direito)

Nenhum comentário: