Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Papa destaca problemas no pontificado e diz que 'o Senhor parecia dormir' em alguns momentos


O Papa Bento XVI terminou por volta das 8h20 sua última audiência geral na Praça São Pedro antes deixar o pontificado, no Vaticano, nesta quarta-feira, 27. Foi a última vez que ele se dirigiu ao público. Ele sairá do cargo em definitivo nesta quinta-feira, 28. No papamóvel, ele saudou todos os fiéis e foi ovacionado pela multidão que o acompanhava. Segundo a polícia italiana, cerca de 150 mil pessoas estiveram no local para ouvir a fala do pontífice.

Bento XVI disse que em 8 anos à frente da Igreja Católica viveu momentos de alegria e também momentos difíceis. "Foi um trecho do caminho da Igreja que teve instantes de alegria e de luz, mas também momentos difíceis. Me senti como São Pedro e os apóstolos no barco no Mar da Galileia. O Senhor nos deu muitos dias de sol e brisa leve, em que a pesca foi abundante. E momentos em que as águas estiveram agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, em que o Senhor parecia dormir. Mas eu sempre soube que naquele barco estava o Senhor e que o barco não era meu, nem de vocês, mas Dele, que não o deixa naufragar. É Ele que o conduz, certamente através também dos homens que escolhe, porque os quer. Esta foi e é uma certeza que nada pode ofuscar."

Ele disse que ao sentir que suas forças estavam diminuindo, pediu a Deus que o iluminasse para tomar a decisão mais justa para o bem da Igreja. E explicou mais uma vez porque é o primeiro papa em 600 anos a renunciar. "Fiz este passo na plena consciência de sua gravidade e da novidade, mas profundamente tranquilo no espírito. Amar a Igreja significa também ter a coragem de tomar decisões difíceis, tendo sempre em vista o bem da Igreja e não de si próprio."

Em um resumo do discurso português, contou que quando se tornou papa, em 19 de abril de 2005, disse a Deus: "É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis". E sobre a renúncia, falou: "Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito."

Transição. Bento XVI poderá manter seu nome. Nessa terça, o Vaticano anunciou que o alemão poderá conservar o nome de Bento XVI, porém, passará a ser chamado de "papa emérito". Em uma liturgia repleta de símbolos e protocolo, o papa começou hoje sua fase final de despedidas e amanhã abandona definitivamente o cargo.

Nesta quinta-feira, 28, o papa se encontrará pela manhã com cardeais, muitos dos quais apontados como seu sucessor, para se despedir deles. Às 16h30 (12h30 de Brasília), ele deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, uma viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público. "Vou me esconder do mundo", prometeu o papa dias após ter anunciado que renunciaria. Às 20h (16h em Brasília) termina oficialmente seu pontificado, após 7 anos, 10 meses e 9 dias.

Nenhum comentário: